2026: Cultura, consumo e o futuro como estratégia
Estudo de Caso
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30 de abr. de 2025
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por
Paulo Escrivano
Por que investir em eventos de inovação e cultura é uma decisão inteligente - o case Senac Hub
Como o primeiro Hub Academy do Brasil, o SENAC de Campo Grande colocou a inovação no centro da conversa — e convidou a cultura para a mesa.
Em abril de 2025, o Senac Hub Academy de Campo Grande inaugurou um novo ciclo de diálogos com o futuro. E foi com esse espírito que eles me convidaram para conduzir uma palestra estratégica sobre comportamento de consumo e macrotendências para 2026, com um foco claro: provocar, inspirar e conectar.
Mas esse encontro foi muito além das tendências.
Esse Hub — o primeiro do Brasil, referência inclusive para unidades como São Paulo — não só é um polo de inovação nacional, como também foi idealizado por uma mente criativa daqui, do Mato Grosso do Sul. O projeto virou benchmark e hoje é modelo de transformação educacional, profissional e cultural. E foi nesse cenário que levamos ao palco uma conversa profunda sobre inovação com propósito, mercado de luxo como lente de aprendizado transversal e a força da cultura como catalisadora de mudança.

A provocação: e se inovação fosse, antes de tudo, um ato cultural?
A palestra teve como fio condutor a ideia de que não existe inovação sem cultura. Antes de aplicar uma tendência ou importar um modelo, é preciso ler o território, os desejos, as contradições e as estéticas que estão emergindo.
Falamos de:
Masculinidade Iluminada: a reconstrução dos códigos do masculino e seus reflexos no consumo e na estética.
Guerreiros do Bem Envelhecer: um novo olhar sobre longevidade, vitalidade e autoestima.
Beleza Integrada: onde corpo, mente, espaço e emoções se encontram para redesenhar o que entendemos como autocuidado.
Singularidade Compartilhada e Comunidades Intencionais: movimentos que revelam o cansaço do individualismo exacerbado e a emergência de ecossistemas afetivos e colaborativos.
Direções Estéticas para 2026: bioestética, natural tech, cores restaurativas e o retorno do “luxo com alma”.

E para amarrar tudo isso, provocamos uma reflexão sobre a triangulação da inovação: criatividade, cultura e timing.

Aprendizados do Luxo para Negócios Convencionais
Uma das provocações que mais engajou foi: o que podemos aprender com o mercado de luxo, mesmo sem estar nele?
Falamos da Roda Viva do Luxo — história, técnica, reputação, irreprodutibilidade, exclusividade, mistério e magia — e como cada um desses pilares pode ser traduzido para um negócio de beleza, seja um consultório de estética, marca de cosmético ou um salão de beleza.
O resultado: troca, insight e movimento
O público foi composto por profissionais e marcas da área da beleza, estética e bem-estar.
Essa foi só a primeira etapa. O SENAC HUB ACADEMY agora pretende rodar esse conteúdo em novas edições, aprofundar a agenda de inovação e expandir o diálogo com o mercado local.
Vamos pensar o futuro juntos?
Não dito caminhos, mas revelo possibilidades, construindo pontes que conectam marcas ao futuro.
Todos os direitos reservados ® Paulo Escrivano
2025


